Voando...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Para refletir!

Acabei de achar este desabafo no facebook, e me identifiquei muito, por isso vou postar aqui...
CIRURGIA BARIÁTRICA -
Encontrei este texto, que enviei para o grupo de e-mails do COM, escrito em um dia que eu estava inspirado a escrever, refletir, e gostaria de compartilhar também aqui com vocês. Tenho certeza que enquanto muitos estudam, avaliam pela realização ou não de uma gastroplastia, são muitos os que aqui também se questionam: "mas se a pessoa está realmente disposta a mudar os hábitos de vida, seria realmente necessária a realização de uma cirurgia?"

Eu respondo: Sim, muito necessária...

Neste caso, o que é preciso entender, é que a cirurgia é um poderoso INSTRUMENTO, uma FERRAMENTA, para que você atinja sua meta de emagrecimento, especialmente nos dois primeiros anos após a realização do procedimento... Depois disso, é você terá que adquirir uma espécie de capacidade gerencial sobre o seu próprio corpo... Imagine, por exemplo, que você tenha sido presenteado com um corpo novo, e ao te entregarem esse presente te dizem: "toma, agora compete a ti cuidar dele, amá-lo e respeitá-lo". Neste ponto, refiro para todos, que depois de atingido o objetivo final, nosso corpo vira uma espécie de maquininha de débito e de crédito, que compete unicamente a nós administrarmos... Se comemos, precisamos gastar o que consumimos, seja através de uma atividade física, seja através de um sinal de alerta após um momento de abuso, seja com um simples deslocamento caminhando, ao invés de pegar um ônibus, por exemplo... As nutricionistas do grupo devem ficar loucas comigo a cada vez que digo isso, mas ninguém, pelo simples fato que é operado, vai se alimentar apenas de salada e produtos naturais o resto da vida... É importante que se diga... Sim, EXISTE VIDA GASTRONÔMICA APÓS A GASTROPLASTIA... Hoje em dia, minha vida é absolutamente normal: saio pra jantar, vou em pizzarias, churrascarias, se tiver vontade, como um cachorro quente, vou a uma rede de fast-food, desde que tudo seja feito com muita responsabilidade dentro da vida cotidiana... Compete a cada um de nós, no entanto, cuidar para que os abusos não se transformem em rotina, e a rotina, não se converta em acúmulo de gordura... Esses são ingredientes fundamentais para o sucesso do tratamento, e, principalmente, para a satisfação pessoal, felicidade e autoconfiança de quem se submete a este tipo de procedimento...

Hoje, graças a Deus, e a competente equipe do COM, completei maravilhosos três anos de cirurgia, e 100Kg ELIMINADOS...

Medo de engordar, todos temos, mas vejam bem... Foi como eu disse...

Tudo depende do equilíbrio entre o que se consome e o que se gasta de energia... Por exemplo... Aqui em Porto Alegre, meu escritório fica localizado na Ramiro Barcelos, a cerca de uns 7km da minha casa... Muitas vezes, eu saio caminhando, corto o centro da cidade, subo a Borges de Medeiros, vou ao Foro, Tribunal de Justiça, faço tudo que tenho que fazer, e depois vou pra casa... Tudo isso dá um percurso de cerca de 7km... Tudo feito caminhando... Agora pergunto? Depois de andar por 7km, eu não posso me dar ao luxo de parar num shopping e comer um fast food, um Mc Donalds da vida??? Claro que sim!!! Ora, acabei de andar 7km... O problema é quando a gente come um fast food e depois vai pra casa, senta em frente a televisão, pra ver a novela das 21h, ou esquece nossa vida tb merece os cuidados uma alimentação balanceada... A questão é que para uma pessoa que atingiu o peso normal, andar 7km é uma coisa quase que natural, pois deixa de haver a estafa, o cansaço, e o que antes era motivo de desgaste, se não chega a virar um prazer, ao menos se torna algo natural, que pode fazer tranquilamente parte da vida cotidiana... Neste ponto, dificilmente vocês me verão de bermuda, saindo pra caminhar (caminhada pra mim, normalmente tem que ter um destino certo - quem caminha, caminha para algum lugar - caminhar sem rumo, não é comigo)... Mas se posso fazer um deslocamento a pé, pq não faze-lo? O próprio Dr. Mottin já disse várias vezes nas reuniões... Atividade física é qualquer coisa que movimente o teu corpo... Subir escada, descer escada... Ir na farmácia, no mercado, na feira... Levar o cachorro pra passear... Se não tem cachorro, então leva só a coleira (palavras dele)...

Por isso sempre digo que a cirurgia é apenas uma ETAPA do tratamento... Pq depois do primeiro ano, quando o peso se estabiliza, NÃO É MAIS CIRURGIA que comanda o teu corpo, mas sim a CABEÇA... É a consciência de se equilibrar aquilo que se come com o que se gasta de energia... Neste ponto, é preciso ter muito bem delineado em nossa cabeça é que uma coisa é ESTAR magro, outro coisa é SER magro... Hoje, tenho absoluta consciência de que apenas ESTOU magrou... E se quiser continuar assim, o comprometimento deverá ser eterno... Pq infelizmente a obesidade é uma doença... E embora deixemos de ser obesos, não deixamos de ser doentes... Por isso, a necessidade dessa eterna luta em busca daquilo que se almeja, num eterno comprometimento, sem jamais esmoecer... Lembrar que existem certos alimentos que não podem deixar de fazer parte do nosso cardápio, que não podemos abdicar dos suplementos alimentares... E especialmente, que ALCANÇAR A META, ao contrário do que se pensa, não é apenas chegar ao peso ideal... ALCANÇAR A META, é atingir o equilíbrio, determinação e força de vontade necessária para vencer a ansiedade, a doença, e jamais se voltar a engordar... E essa sim, talvez seja a etapa mais difícil do tratamento... De ser vencida a longo prazo... Ao longo de toda vida...

E tipo... Apenas pra finalizar, depois de tanto escrever, não pensem que tenho a fórmula mágica da coisa... Longe disso...

Pq eu tb quase morro com minhas ansiedades, com meus medos e tenho absoluta consciência de todas as minhas falhas...

Por isso, sei o quanto é importante participar das reuniões de grupo, participar desses ambientes virtuais que orgulhosamente compartilho com vocês, ser trazido para períodos de reflexão, continuar aprendendo com quem ainda está nesta fase de batalha, pois acreditem, todos somos iguais nesta vida, estamos no mesmo barco, em busca dos mesmos sonhos, e do mesmo objetivo comum... Hoje, e sempre...

Um fraternal abraço,
André Schleich
Moderador do Grupo Redução de Estômago

Nenhum comentário: